sábado, 14 de maio de 2011

JOGO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO NA APRENDIZAGEM



            Este Jogo é feito de caixa de sapato (reciclagem), a turma tem 3 jogos(3caixas) ainda muito pouco. Ele pode ser usado em alfabetização, em operações matemáticas, com revisão de conteúdos e outros. As caixas de sapatos são retirada a tampa, e recortada três portinhas. Depois cobri com papael de uma cor só, podeser papel madeira. A cada potinha colar uma questão, palavra ou operação matemática, depende do que se está trabalhando no momento, Nesta foto estamos trabalhando operações de multiplicação Ex: 3x4 - 3x6 - 7x4. Pode-se colocar até três operações em cada portinha. As caixas emborcadas no chão, as crianças deve jogas as bolinhas de gude (biloca), de uma certa distancia, que entre na portinha, deve responder a operação e se responder certo ganha os pontos, senão perde os pontos . Os pontos faz referencia a operação, daí as crianças querem acertar a portinha que tem o resultado maior. Uma vez cassapado a bolinha, acertado a operação seus pontos são os maiores e ganha que fizer o maior numero de pontos. Vejam que elas contam nos dedos para calcular o resultado. Algumas até usam as próprias bolinhas  do jogo para calcular os resultados. Na alfabetização usamos com algumas crianças que ainda não sabem ler, coloca-se palavras na portinha, a criança cassapa a bolinha e ler a palavra, se acertar conta o número de letras da palavra e terá seu numero de pontos que vai somando a cada palavra acertada.
           O professor organizador da aprendizagem deixa suas crianças a vontade para a prender, ele só precisa organizar o momento de trabalho e este momento deve ser prazeroso e chamar a atenção das crianças.
Serjane Marques de Macêdo

Um comentário:

  1. Olha eu aqui... adoreeeeeeeeiiiii esse blog menina!!! Show!!! Vou passar por aqui sempre viu? Beijos, Fabi mãe de Pedro

    ResponderExcluir